Neste sábado, 5 de dezembro, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) enviou ao Ministério da Educação um pedido de reunião com urgência, devido à divulgação pela pasta do calendário dos programas federais de acesso ao ensino superior, Prouni e Fies. O grande espanto, para secundaristas que sonham com a universidade, é a incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas.
As datas divulgadas pelo MEC de Bolsonaro para inscrições do Prouni são de 12 a 15 de janeiro e, do Fies, de 26 a 29 de janeiro. A nota do Enem é um dos requisitos para as inscrições, porém a edição 2020 do exame divulgará os resultados apenas em março.
A presidenta da UBES, Rozana Barroso, é uma das estudantes que sonha em ser a primeira da família na universidade pública, apesar das dificuldades causadas pela pandemia e entraves oferecidos pelo atual governo. Ela questiona a falta de diálogo e irresponsabilidade do MEC:
“Já enfrentamos uma situação de evasão escolar, de total falta de apoio, de exclusão digital e agora isso. Não estamos entendendo nada. Poderemos entrar numa faculdade? Ou irão nos tirar isso também? O MEC precisa ser claro e responsável com nosso futuro, que é também o futuro do Brasil”.
Leia o ofício enviado pela UBES ao MEC: