Você sabia que quase metade do dinheiro que sustenta a educação pública no Brasil vêm do Fundeb e ele corre risco de acabar em 2020? Por isso, a UBES convoca os secundas a participar do novo #TsunamiDaEducação nas redes neste sábado, 30/05 e a pressionar os deputados por esse site aqui.
A mobilização tem o intuito de pressionar o Congresso Nacional pela aprovação do Novo Fundeb Permanente. Os recursos financeiros do fundo são compostos por verbas de municípios e estados, complementado pela União. Sem ele, não há escola pública no Brasil, por isso sua renovação é urgente!
O atual Fundeb foi criado por um Projeto de Lei de 2006, com duração até 31 de dezembro de 2020. Há três Projetos de Emenda Constitucional em tramitação para substituí-lo. O mais avançado é a PEC 15, que já passou por 30 audiências públicas.
Secundaristas têm debatido o tema com preocupação desde 2018. A presidenta da UBES, Rozana Barroso diz que é impossível se importar com a escola pública sem se importar com o Fundeb.
“Nós, estudantes, não podemos ver o colapso da educação que já enfrenta tantos ataques agravados pelo governo Bolsonaro. Precisamos mobilizar o Congresso pela aprovação de um Fundeb permanente e o #30M é nosso dia de luta”, fala Rozana.
Entenda por que o #NovoFundebJá é tão urgente:
Unidades públicas do ensino infantil ao ensino médio, principalmente nos lugares com menos verba para a educação. Todos os anos, recebem dinheiro do Fundeb os 9 ou 10 estados com menos verba por estudante.
Em 2019, são 156 bilhões de reais distribuídos pelo Fundeb para municípios e estados com menos dinheiro para investir em educação. A verba ajuda a:
De parte dos impostos cobrados por estados e municípios, mais uma contribuição da União. Cada estado contribui com 20% das receitas dos seus impostos para educação, e a União adiciona mais 10% do valor.
O Censo Escolar de 2018 mostra desafios gigantes na Educação, por exemplo:
Então, ficou bem claro a importância de lutar pelo #NovoFundebJá, né? Essa campanha pode definir o futuro da escola pública, já que esse fundo é fundamental para garantirmos as condições mínimas de estudo para a juventude. Assine nossa petição aqui e participe das ações do #30M nas nossas redes sociais!