Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Reaplicação do Enem 2023: saiba como pedir e quem tem direito
13 de novembro de 2023
ARTIGO | 38 anos da Lei do Grêmio Livre e a luta permanente pela organização estudantil
16 de novembro de 2023
Mostrar todos os posts

As cotas abrem portas: Lei de cotas é sancionada

No último dia 13 de novembro, a força conjunta das vozes da UBES e das entidades negras e estudantis reverberou na conquista significativa da renovação e ampliação da Lei de Cotas no Brasil.

Após uma década de implementação das cotas, os estudantes beneficiários possuem uma taxa de permanência nas universidades públicas notavelmente superior à dos demais. As alterações agora incorporam a reserva de vagas para estudantes quilombolas, por exemplo, além de conceder prioridade aos alunos cotistas para o recebimento de auxílios e bolsas permanências.

O Que Mudou?

  • Reserva de 50% para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência egressas de escolas públicas.
  • Inclui os quilombolas nas vagas destinadas às cotas.
  • Reduz a renda familiar per capita para um salário mínimo.
  • Candidatos cotistas passarão a concorrer também nas vagas gerais, e apenas se não conseguirem nota para ingresso concorrerão às vagas reservadas.
  • A proposição também fixa avaliação do programa de cotas a cada dez anos, com a divulgação anual de relatório sobre a permanência e a conclusão dos alunos beneficiados.

Por que essas mudanças?

A reformulação da Lei de Cotas visa aprimorar a inclusão de grupos historicamente excluídos do ensino superior brasileiro. A redução da renda per capita e a inclusão dos quilombolas refletem a busca por uma distribuição mais equitativa das oportunidades educacionais.

A inclusão dos quilombolas na Lei de Cotas foi justificada pelo senador Paulo Paim, relator do projeto no Senado, como uma necessidade de efetivamente integrar essas comunidades à educação, considerando as condições muitas vezes precárias enfrentadas por elas.

A diminuição do limite de renda busca ampliar o acesso para estudantes mais pobres, garantindo que a Lei atenda aqueles que mais necessitam.

Impactos da Lei de Cotas

A nova Lei de Cotas representa um avanço significativo na promoção da igualdade no acesso à educação superior no Brasil. A política de cotas sociais já provocou uma mudança substancial na composição das instituições federais, aumentando a presença de estudantes pobres, vulneráveis, indígenas, negros e pessoas com deficiência.

O objetivo da Lei de Cotas vai além do ingresso no ensino superior, visando eliminar obstáculos históricos que restringem o acesso de certas comunidades à educação.

As mudanças recentes buscam não apenas a inclusão, mas a promoção da permanência e conclusão desses alunos beneficiados, transformando vidas e contribuindo para a dinâmica de mobilidade social no país! Educação muda vidas!