O 15º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) já começou. O maior encontro de estudantes de escolas técnicas rola no IFSP campus SP entre 1 e 3 de dezembro com as várias atividades e atrações.
No primeiro dia os estudantes se reuniram para a mesa de abertura no Palco Centro. Com o tema “15º ENET da UBES: construindo a escola técnica do futuro” e mediados pela presidenta da UBES, Jade Beatriz.
Segundo o reitor do Instituto Federal de São Paulo, Silmario Santos, “Todos os espectros de estudantes, independente, devem estar aqui hoje! Porque é nesse debate, nesse conjunto de diálogos que a gente consegue expandir.”
Em agosto deste ano perdemos a professora universitária, primeira mulher a assumir a presidência da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas e ex-presidente da UBES entre 85 e 86.
Selma estava a frente da UBES quando o movimento estudantil, nos anos de conquistou a Lei do Grêmio Livre, nº 7.398, de 4 de novembro de 1985, que assegura a organização de Grêmios Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais.
Ela foi uma mulher combativa no movimento estudantil, que sempre buscou uma educação de qualidade e igualdade de oportunidades para todos os estudantes, se tornando um símbolo de resistência e empoderamento, inspirando jovens de todo o país a se envolverem nas questões políticas e sociais.
Por essas todas as outras conquistas, em memória à Selma, os estudantes brasileiros decidiram homenageá-la, renomeando a Lei do Grêmio livre para Lei Selma Balçal.
Acompanhe o resto da programação do ENET aqui e pelas nossas redes.