Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Revogação do Ensino Médio: a luta pela educação continua
5 de abril de 2024
Se inscreva para o 45º Congresso Nacional da UBES!
24 de abril de 2024
Mostrar todos os posts

9A: Estudantes pela revogação integral do Novo Ensino Médio

No dia 09 de abril estudantes de todo o país se reuniram no Ato Nacional Contra o Novo Ensino Médio, organizado pela UBES em parceria com outras entidades estudantis e movimentos sociais.

Reivindicaram a revogação integral da reforma do ensino médio, que começou a ser implementada em 2022 e, como sabemos, é um retrocesso e pode afetar permanentemente a educação brasileira e o desenvolvimento dos jovens. Os atos aconteceram em diversos municípios do Brasil, entre capitais e cidades do interior.

#09A: Pela revogação total do Novo Ensino Médio

A UBES ergue sua voz em defesa de uma nova Lei do Ensino Médio que atenda às demandas da juventude brasileira. Reconhecemos avanços como o aumento da carga horária da Formação Geral Básica e o abandono do conceito tecnicista do Itinerário Formativo, mas há ainda muito por fazer. Mobilizados nas ruas e escolas, adiamos a votação para garantir debates mais amplos e efetivos.

Nosso posicionamento é respaldado pela realidade das salas de aula e pelas deficiências do sistema educacional que testemunhamos diariamente. Exigimos um equilíbrio entre a formação tradicional e os cursos técnicos para assegurar oportunidades igualitárias para todos os estudantes.

Pela revogação integral do Novo Ensino Médio!

A UBES reconhece os avanços conquistados, como o aumento das horas da Formação Geral Básica e o fim do conceito do Itinerário Formativo. No entanto, ainda há demandas não atendidas que são fundamentais para a melhoria do sistema educacional.

Ainda queremos avançar com demandas urgentes pela educação e temos muito o que conquistar, destacando as demandas principais: contra o notório saber e pela obrigatoriedade do ensino de Espanhol como 13ª disciplina e pela ampliação das possibilidades para a continuidade da formação no ensino superior e na pós-graduação.

Essas são medidas cruciais para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os estudantes brasileiros. Explicamos tudo em nota, em parceria com a União Nacional dos Estudantes.

Nossa mobilização não parará até que nossas demandas sejam atendidas no Senado Federal e uma nova Lei do Ensino Médio seja sancionada. Estamos construindo um caminho para um Ensino Médio que seja uma etapa estratégica para a emancipação e a crítica, em busca de um país mais justo e soberano.

Siga a UBES e continue lutando pela educação:

Insta: @ubesoficial
Twitter: @ubesoficial
Tiktok: ubes_oficial