A reformulação do Ensino Médio no Brasil e a aprovação do PL 5230/2023 é marco na nossa trajetória. Após a pressão dos estudantes e da mobilização, uma vitória foi alcançada na Câmara dos Deputados em 20 de março.
Essa vitória dos estudantes brasileiros reflete não apenas a pressão das ruas, mas também a luta dos jovens e trabalhadores da educação por mudanças substanciais.
A UBES reconhece os avanços conquistados, como o aumento das horas da Formação Geral Básica e o fim do conceito do Itinerário Formativo. No entanto, ainda há demandas não atendidas que são fundamentais para a melhoria do sistema educacional.
Ainda queremos avançar com demandas urgentes pela educação e temos muito o que conquistar, destacando as demandas principais: contra o notório saber e pela obrigatoriedade do ensino de Espanhol como 13ª disciplina e pela ampliação das possibilidades para a continuidade da formação no ensino superior e na pós-graduação.
Essas são medidas cruciais para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os estudantes brasileiros. Explicamos tudo em nota, em parceria com a União Nacional dos Estudantes.
O NEM é uma das maiores atrocidades enfrentadas pelos estudantes no Brasil, e é hora de agir! A participação maciça nos protestos agendados para o dia 09 de abril é crucial. É o momento de ocuparmos as ruas em uma luta incansável pela revogação completa do NEM, em prol de uma educação que realmente sirva às necessidades dos estudantes.
Chegou a hora de fazer história e exigir mudanças concretas. Junte-se a nós e assine nosso abaixo-assinado, pois as decisões sobre o nosso futuro devem ser tomadas com a participação de todos.
ASSINE NOSSO ABAIXO ASSINADO AQUI!
Siga a UBES nas redes sociais para ficar por dentro das últimas atualizações e formas de participação. Vamos fazer a diferença juntos!
Siga a UBES e continue lutando pela educação: