Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

22° CONEG convoca 45° Congresso da UBES
18 de março de 2024
Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba elege nova diretoria
28 de março de 2024
Mostrar todos os posts

Vitória dos estudantes! Câmara dos deputados revoga a reforma do ensino médio

Foto: Karla Boughoff | @kboughoff

Na quarta-feira, 20 de março, a Câmara dos Deputados foi um marco decisivo para a educação brasileira ao aprovar o novo substitutivo da lei do Ensino Médio (PL 5230/2023). Uma vitória que reflete não apenas a pressão das ruas, mas também a incessante luta dos estudantes e trabalhadores da educação por mudanças significativas.

O Projeto de Lei, inicialmente cego para as verdadeiras urgências educacionais, foi submetido a alterações cruciais em seu relatório, atendendo aos clamores da base estudantil e dos profissionais do ensino.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) reconhece avanços neste novo texto, como o aumento das horas da Formação Geral Básica para 2400 horas e o fim do conceito do Itinerário Formativo. No entanto, ainda temos luta pela frente muito a ser feito.

Para as entidades estudantis, a avaliação se baseia na realidade vivenciada dentro das salas de aula e nas observações colhidas durante a consulta pública, evidenciando as falhas sistêmicas do atual modelo educacional.

Queremos ainda a continuidade dos avanços conforme o texto original da Proposta, incluindo a obrigatoriedade do ensino de Espanhol como 13ª disciplina e a participação reguladora do MEC na discussão dos componentes curriculares.

A mobilização persiste para que o PL, respaldado pelas reivindicações das entidades estudantis, seja aprovado também pelo Senado Federal e sancionado. Nosso objetivo é pavimentar o caminho para que o Ensino Médio se torne uma etapa estratégica para uma educação emancipadora e crítica, contribuindo para a construção de um país mais justo e soberano.

Não aceitaremos decisões unilaterais que silenciem nossas vozes. É hora de nos unirmos e lutarmos coletivamente por um futuro melhor para a educação brasileira.

Leia a nota da UBES, em parceria com a UNE na íntegra:

Em defesa de uma Nova Lei do Ensino Médio – a luta continua 

As entidades estudantis UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), UNE (União Nacional dos Estudantes) e ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) reconhecem os avanços do novo substitutivo da lei do Ensino Médio (PL 5230/2023), aprovado nesta quarta-feira, 20.03, na Câmara dos Deputados, dentre eles: o aumento da Formação Geral Básica para 2400h e o fim do conceito tecnicista do Itinerário Formativo, entretanto, temos muito ainda a se consolidar.

O PL foi apresentado no ano passado, ouvindo o anseio dos estudantes e trabalhadores da educação, e passou por alterações em seu relatório que não contemplavam as reais urgências da educação. O adiamento da votação já foi uma vitória, resultado de estado permanente de mobilização nas ruas e escolas e permitindo mais debate e defesa da proposta elaborada pela sociedade. 

Nossa opinião tem como o alicerce nosso dia-dia dentro de sala de aula, que se reafirmou na consulta pública e na identificação das deficiências do sistema educacional. O PL enviado pelo Governo propõe medidas para corrigir distorções, ampliar a equidade e garantir um ensino mais sólido e abrangente. Se mostrou urgente revogar uma ideia atrasada e tecnicista de educação, e avançar em uma proposta de acordo com as necessidades do país.

A nova lei do Ensino Médio deve permitir um equilíbrio entre a formação tradicional, com mais horas de disciplinas básicas e os cursos técnicos, que desempenham um papel fundamental na formação de uma força de trabalho qualificada, na promoção da empregabilidade e no desenvolvimento econômico e social do país. Além do fim do notório saber e o conceito precarizado de itinerário formativo.

E ainda permite que o estudante opte por esses dois caminhos, possibilitando perspectivas, sem tantas disparidades entre escolas públicas e privadas.

Com isso, reiteramos que são necessários avanços conforme o texto original da Proposta,  que visem garantir pilares importantes de uma formação de qualidade, como ter o Espanhol como 13ª disciplina obrigatória, o fim do notório saber na grade técnica, além da necessidade de uma regulação e acompanhamento do MEC na discussão dos componentes curriculares, buscando garantir um caráter socialmente referenciado aos percursos de aprofundamento e ampliar possibilidades para a continuidade da formação no ensino superior e na pós-graduação.  

Seguiremos mobilizados, para que o PL com as nossas defesas seja aprovado também no Senado Federal e sancionado. Estamos pavimentando caminhos para que o Ensino Médio seja uma etapa estratégica para uma educação de emancipação e crítica, por um país mais justo e soberano.

UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)
UNE (União Nacional dos Estudantes)
ANPG (Associação Nacional de Pós Graduandos)

Siga a UBES e continue lutando pela educação:

Insta: @ubesoficial
Twitter: @ubesoficial
Tiktok: ubes_oficial