Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Conferência discute educação nacional
28 de outubro de 2014
UBES repudia retrocesso na Câmara que vetou política de participação social
30 de outubro de 2014
Mostrar todos os posts

1º Encontro Municipal de Grêmios aconteceu em BA

Dezenas de estudantes participaram do evento na cidade de Santa Cruz Cabrália

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas Cabralienses (UMESC) promoveu no dia 11 de outubro, na Pousada Mutary, em Santa Cruz Cabrália (BA), o 1º Encontro Municipal de Grêmios para debater quais seriam os próximos passos do movimento estudantil Cabraliense, Baiano e Brasileiro.

O evento reuniu mais de 200 estudantes de várias entidades escolares da cidade e contou com a presença do Prefeito Jorge Monteiro Pontes; o vice-prefeito Alexandre Leite; o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Monteiro; o vereador Aruã e os secretários Fernando Oliveira (Turismo) e Marcão (Agricultura).

De acordo com o Presidente da UMESC, Caique Mendes, esse 1° Encontro Municipal de Grêmios é um marco histórico para a cidade de Cabrália. “Reunir estudantes de todas as escolas do município é importantíssimo! Conseguimos alcançar escolas que nunca havíamos tido contato com a UMESC, a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e a UBES. Ver nos olhos daqueles meninos que com a união dos estudantes poderiam conseguir um mero ventilador pra sala de aula deles, é o que nos cativa a lutar”.

Após o encontro foram definidas as principais pautas dos estudantes que incluem mais qualidade no ensino e na infraestrutura das escolas e maior formação de grêmios nas instituições de ensino para estimular os estudantes a lutarem por mudanças. “Aqui no estado, mais de 50% das nossas escolas localizam-se na zona rural, e possuem difícil localização. Conseguimos em menos de Agora o processo de formação de grêmios continua, temos que alcançar todas as escolas, a necessidade de termos o movimento estudantil em cada canto de Cabrália, é visível”, completa Caique.

O Prefeito Jorge Pontes afirmou que os grêmios são uma questão de respeito à juventude. “Estamos dando a oportunidade para que os jovens expressem seus valores e talentos. Estamos preparando a cidade para o futuro dando a oportunidade dos jovens de estudarem, se qualificarem, trabalharem, constituir família. Com os grêmios formamos cidadãos críticos, responsáveis e provocadores, que irão cobrar mudanças e serem líderes na nossa sociedade. Quem sabe um dos nossos jovens de Cabrália não poderão se tornar prefeitos, governadores, ou até mesmo presidentes do nosso país, fazendo a diferença para toda a nação”, afirma.

Para encerrar o evento, o vereador Aruã apresentou a lei que cria o Conselho e Fundo Municipal da Juventude, que assegura a participação da comunidade nas ações e serviços relacionados à população jovem e atuação na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Municipal da Juventude com funções consultivas, normativas, fiscalizadoras e deliberativas.