Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Quem luta conquista! Passe Livre Estudantil é aprovado em São Paulo
12 de fevereiro de 2015
#ENETdaUBES: Confira entrevista com Ziraldo
16 de fevereiro de 2015
Mostrar todos os posts

Saiba tudo que foi discutido no 13º ENET

Leia todas as matérias publicadas e o documento aprovado no encontro

Sem dúvidas, o 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES foi o maior já realizado pela entidade. Com direito à aula magna, grupos de debates e bate-papo, cerca de 1.700 estudantes participaram da programação que aconteceu de 1 a 4 de fevereiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Reunimos aqui a cobertura completa do evento.

O primeiro registro do ENET foi com as caravanas secundaristas. Veja aqui o relato dos estudantes que desembarcaram no Rio de Janeiro após longos dias na estrada.

Na Aula Magna, que marcou a abertura do evento, o tema “Raio X da juventude e dos estudantes brasileiros” discutiu desde a importância da participação política, reformulação do ensino médio e investimento na educação.

Voltados ao tema do ENET, “Acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil”, os secundaristas participaram dos seguintes debates:

– Empreendedorismo para juventude
– Reformas Estruturais: reforma da mídia e reforma política
– Pronatec: desafios e perspectivas
– Balanço da criação dos Institutos Federais
– Papel da escola no combate à opressão e qualquer tipo de discriminação
– Bate-papo: Desafios da expansão de qualidade e permanência
 Assistência estudantil e Extensão.

Ziraldo lança Cartilha de Grêmios da UBES

Com a presença de ex-presidentes da entidade, secundaristas vestidos de Meninos Maluquinhos e o grande criador do personagem que dialoga com diversas gerações através da arte do desenho, o cartunista Ziraldo marcou o lançamento da Cartilha de Grêmios da UBES no dia 05 de fevereiro, quinta-feira.

Em meio à 9ª Bienal da UNE, o ilustrador da cartilha e cartunista Ziraldo entregou à diretoria da UBES a revista “A hora do Grêmio é essa!”.

No período em que se comemora os 30 anos da Lei do Grêmio Livre, o ato marcou o encerramento do 13º ENET da UBES e deu partida à nova campanha de incentivo à organização estudantil dentro das escolas.

Da Redação.