O evento reuniu 300 estudantes de diversos municípios para discutir a educação no estado
Grêmios Estudantis são a porta de entrada dos jovens para construir uma realidade diferente. Pensando nisso, a Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) realizou nos dias 30 e 31 de agosto, na Escola Estadual Pedro Augusto Porto Caminha, o 1º Encontro de Grêmios da Paraíba. A ideia foi reunir jovens de todos os municípios para debater sobre o ensino público e o protagonismo da juventude para realizar a mudança dentro da sociedade.
Os principais problemas enfrentados pelos secundaristas nas instituições de ensino no estado da Paraíba envolvem a falta de estrutura, carência na capacitação dos profissionais de ensino e falta de atividades recreativas que incentivem a participação dos estudantes dentro das escolas.
Segundo o presidente da AESP, Igor Rodrigues, os problemas com estrutura são tão intensos que mesmo o movimento estudantil reestruturando diversas escolas, muita coisa ainda precisa ser feita. “Nós, do movimento estudantil reformamos mais de 300 instituições de ensino aqui no estado da Paraíba, mas ainda precisamos fazer muito mais”.
O evento contou com a participação de 300 estudantes, que juntos formularam uma carta, que será divulgada no dia 02 de setembro, no site da AESP especificando as principais demandas da juventude no estado. Essas demandas incluem o acesso à universidade, à cultura e ao esporte; mais investimentos na educação, intensificação da luta pelo passe livre, inclusão digital dentro das instituições de ensino e a atuação dos grêmios nas escolas. “O objetivo é mudar a cara da nossa escola. Debatemos pautas para trazer um ensino de qualidade para todos”, afirma o diretor da UBES Regional, André Alves.
Ser protagonista dos espaços de discussão é defender o bem estar público, debatendo as demandas de maior interesse atuando não só na escola mas também na comunidade para gerar a mudança garantindo a resolução dos problemas sociais.
O Projeto “Um Grêmio em cada Escola”, realizado pela AESP, em parceria com a UBES e a Secretaria Municipal da Juventude é um processo que incentiva a participação dos estudantes no processo democrático.
Segundo André Alves, diretor da UBES Regional, as atividades estão em andamento há apenas 3 meses e já duplicaram a quantidade de grêmios existentes na Paraíba. “Em um período de três meses, aumentamos a quantidade de grêmios de 100 para 200.”