Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Seminário da UBES abre com discussão sobre os desafios da educação
16 de novembro de 2014
Mesa discute diversidade na escola. Tá na hora de mudar!
17 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

Seminário de Educação também discute a reforma política

A segunda mesa do Seminário de Educação da UBES, neste domingo (16), no Sinpro-DF, em Brasília, tratou a reforma política como uma importante arma para a transformação do país. Com o tema “Transformar a política para mudar a educação: rumo a uma educação para o desenvolvimento humano e tecnológico”, a mesa contou com as presenças de Thiago Pará, diretor da UNE, e a presidenta da UBES, Bárbara Melo. O debate foi mediado pelo presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal, Leonardo Matheus.

Thiago Pará conclamou os secundaristas presentes a se unirem pela luta da reforma política no Brasil. “Nós não podemos aceitar que este Congresso, que é um dos Congressos mais conservadores há muitos anos, breque essa reforma”, ressaltou.

Como representante do Plebiscito por uma Constituinte, Pará explicou que as assinaturas colhidas foram entregues a presidenta Dilma Rousseff. A ideia defendida pelo Plebiscito é que pessoas da sociedade sejam escolhidas por votação direta para discutir e criar uma Constituinte Exclusiva e Soberana. Ela não passaria pelo Congresso Nacional.

EMPRESA NÃO É POVO

Um dos entraves apresentados para a implantação de uma reforma política efetiva foi o fim do financiamento de campanha por parte de empresas privadas.

“Durante as manifestações de junho, uma coisa em comum ficou clara, que foi a insatisfação pelo sistema político brasileiro”, comentou Barbara Melo, presidenta da UBES, que ainda afirmou:

“Chegou a hora de fazer alguma coisa. A reforma política passa por um ponto muito importante que é o financiamento de campanha. Empresa não faz financiamento de campanha, faz investimento e cobra depois. O sistema é de campanha é cruel. Este é um dos locais que nasce a corrupção no país”.

Em agosto do ano passado, a UBES juntamente com a OAB, o MCCE e mais 93 entidades do movimento social, lançaram a Coalizão por uma Reforma Política Democrática.

O objetivo é apresentar para a sociedade, entre outras questões, o financiamento democrático das campanhas, corrigindo as distorções no atual sistema de doações eleitorais, que privilegiam somente o poder econômico.

REFORMAR PARA AVANÇAR

O presidente da UMES-Betim e Diretor de Grêmios da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Fernando Calos, também tratou de um assunto importante: as reformas estruturais democráticas.

“Além de fazer a reforma política, temos lutar pela democratização da mídia e reforma tributária neste país. Temos que construir uma sociedade plural. Nós, jovens, temos que disputar os espaços de poder. Temos que ser vereadores, deputados, prefeitos e governadores deste país!”.

Alessandra Braz