Paralelamente a reunião acontece o 4º salão nacional de divulgação científica da ANPG
Nesta terça-feira (14) estudantes, professores e pesquisadores de uniram para debater os desafios e perspectivas para o financiamento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil durante Conferência que faz parte da programação do 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG, que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) junto a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O segundo dia do evento contou com participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo e do físico e conselheiro da SBPC, Ildeu Moreira. “Estamos em busca de um país desenvolvido e socialmente equilibrado e o MCTI visa olhar para o futuro, e não apenas para as adversidades do momento. O Brasil precisa da Ciência, Tecnologia e Inovação para promover sua independência científica”, afirmou o Ministro.
Os estudantes aproveitaram o momento após o debate para realizar um cortejo das entidades estudantis ANPG, UBES, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) contra a redução da maioridade.
Além disso, um bandeirão com os dizeres não à redução foi estendido nas imediações daUFSCar. “Nós dizemos não à redução da maioridade penal, queremos mais escolas, educação e direitos pra juventude brasileira”, afirma a Presidenta da UPES, Ângela Meyer.
O 4º Salão Nacional de Divulgação Científica é um dos maiores eventos da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que acontece entre os dias 12 e 17 de julho, na UFSCar, interior de São Paulo. O evento será realizado durante a 67ª Reunião Anual da SBPC.
Com o tema “Desafios e perspectivas para o Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o 4º Salão tem como objetivo principal a promoção da divulgação científica, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. Além disso, as atividades realizadas durante o evento buscam aproximar a produção de conhecimento acadêmico da realidade social brasileira
Durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, serão realizadas 64 conferências, 62 mesas redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, cinco assembleias e quatro encontros. O programa foi preparado com o objetivo de divulgar aos participantes o atual desenvolvimento científico brasileiro. Além disso, o evento visa popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.
O evento também conta com o SBPC Cultural, que oferece aos participantes do evento mais de 40 atrações artísticas como espetáculos musicais, dança, teatro, cinema, literatura e outros.
As atividades serão realizadas ao longo de todos os dias da reunião, na Praça da Cultura, montada no próprio campus da UFSCar durante o evento. Além disso, outros espaços da cidade de São Carlos serão utilizados pelo SBPC Cultural.
Da Redação.