Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

GREVE DOS PROFESSORES ACONTECE EM DEZ ESTADOS
4 de maio de 2015
EM SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES, ESTUDANTES REALIZAM ATO
4 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

JORNADA DO ENSINO TÉCNICO É ENCERRADA COM CONQUISTAS

Estudantes finalizam série de mobilizações, mas a luta não para. ​Secundaristas continuam na rua em apoio aos professores

Durante o 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), realizado entre os dias 1 a 4 de fevereiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a UBES ​aprovou um documento exigindo melhorias na qualidade do ensino técnico do país​ com a presença de 1.700 secundaristas. ​E​ss​a​ ​resolução reuniu as reivindicações dos estudantes e deu início à tradicional Jornada Nacional de Lutas​ pelo Ensino Técnico,​ que neste ano aconteceu entre os meses de março e abril em diversos estados brasileiros.

De norte a sul do país, estudantes realizaram em seus institutos federais e escolas técnicas mais de 20 atos, em mais de 11 estados, como Rio Grande do SulGoiásSanta Catarina,ParáEspírito SantoPernambucoMato GrossoAmazonasAlagoas e muitos outros, reivindicando mais acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil.

Após Jornada de Lutas em defesa do Ensino Técnico, diversas instituições obtiveram conquistas​. ​O Instituto Federal de Macéio, ​por exemplo, ​conseguiu que o reitor da instituição se comprometesse com as pautas dos estudantes, fornecendo salas climatizadas e a instalação de novos bebedouros.

Já no Rio de Janeiro, os estudantes cariocas protestaram contra o corte de verbas ​para o ensino técnico na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). ​Após a reunião entre a direção e os estudantes, a instituição se comprometeu com as reivindicações dos ​secundaristas, entre elas a representação paritária dos alunos nos conselhos deliberativos da fundação.

O Diretor de Grêmios da União Goiânia dos Estudantes Secundaristas (UGES) afirma que a jornada trouxe diversas conquistas e mais sede de luta para os estudantes. “Com a jornada, nós conseguimos catalisar as principais demandas do movimento estudantil e apresentamos nossas pautas, ​obtendo algumas conquistas, mas a luta não pode parar​. Agora os estudantes estão reformulando ​os grêmios e tomando medidas para dar continuidade a essas reivindicações.”, afirma.

JORNADA DE LUTAS: EM DEFESA DOS PROFESSORES

Todos os anos o movimento estudantil defende na tradicional Jornada Nacional de Lutas as principais bandeiras capazes de fortalecer a educação no país. Após sair às ruas por melhorias no ensino técnico, a UBES e os secundaristas brasileiros ​continuam na luta em apoio ​aos professores de todo o país​.

Atualmente, há greve dos profissionais da educação em 10 estados brasileiros. Os estudantes têm declarado apoio e participado das assembleias da categoria em todos os Estados​. ​Os professores têm pressionado prefeituras e governos estaduais contra a superlotação de turma, ​pelo ​cumprimento do piso salarial e pela abertura de diálogo.

Os secundaristas permanecem ​mobilizados pelo Brasil. No Paraná, onde sob as ordens do governador do Estado, Beto Richa (PSDB), a polícia militar feriu mais de 200 educadores, acontecerá​ na próxima terça-feira (05) nova manifestação pela democracia e por mais direitos.

Da Redação.