Reajuste da passagem de ônibus na capital leva 3 mil pessoas às ruas
Nesta terça-feira (24), estudantes de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, percorreram as ruas da capital em mais um dia de manifestação contra o aumento da tarifa. A passagem sofreu um reajuste no último dia 22 de fevereiro, de R$ 2,95 passou para R$ 3,25. Este já é o terceiro grande ato que acontece na cidade.
Cerca de três mil estudantes participaram da mobilização. De acordo com a Vice UBES-RS, Fabíola Loguercio, o reajuste não é justificável. “Todos os dias lidamos com o valor abusivo das passagens de ônibus que não fornecem o mínimo conforto para nós, muito pelo contrário, permanecem em situações precárias e ainda temos que percorrer um trajeto de 2 horas em pé, em ônibus extremamente lotados”, afirma.
Com o início das aulas o reajuste tornou-se um agravante. “Esse aumento afeta muito a vida do estudante. Muitos de nós temos dificuldades para arcar com o valor das passagens, em consequência disso ocorre a evasão escolar”, diz Fabíola.
A cidade de Porto Alegre foi destaque nas manifestações de junho de 2013 que eclodiram por todo o país. A capital não só impediu o aumento, como também conquistou a redução das passagens. “Em 2015 vamos fazer o mesmo, não vamos sair das ruas até que ocorra a redução”.
O Passe Livre Estudantil é uma das principais bandeiras de luta da UBES. Desde a Revolta dos Bondes em 1956 até a era do metrô, a juventude sempre esteve à frente da luta por um transporte público e de qualidade. O estudante precisa ter o direito ao acesso gratuito à cidade garantido por lei, assim, consequentemente reduzindo o número de casos de evasão escolar.
Da Redação.